segunda-feira, 14 de março de 2011

Complexos

Muitas pessoas têm complexos em relação à elas mesmas, à outras pessoas, as coisas que ela passa... enfim, o complexo é um sentimento que assola uma pessoa quando ela não tem autoconfiança e medo, que pode ter origem de diversos fatores.

Um exemplo clássico vivido por muitas adolescentes é o complexo de inferioridade. Ele pode ser observado quando um jovem se sente inferior à outro por causa do nível de inteligência, de beleza, de vida financeira, entre outros.

Por esse complexo ser tão comum em jovens, vemos diversos casos de depressão e de auto flagelação da parte dos que sofrem desse problema. A cobrança excessiva da parte dos familiares ou dos próprios pais torna ainda maior essa "tristeza emocional" vivida por tantos jovens, que pode resultar na "fuga momentânea", que é o uso de drogas ou de álcool da parte dos jovens.

Eu presenciei e presencio casos de jovens com esse problema. Infelizmente alguns desses que eu já vi usam a droga mais conhecida, o cigarro, como fonte de "fuga" e o álcool como uma forma de "esquecer o mundo".

Uma coisa eu cheguei a conclusão após analisar essas pessoas: pessoas vazias cometem atos vazios e, no futuro, se tornam pessoas vazias. Após essas fugas, isso vai se tornando normal na vida desses jovens que se tornam adultos dependentes e, consequentemente, pessoas infelizes.

Mas como preencher esse vazio? Como achar uma resposta simples e fácil de ser achada? Simples: Deus.

Pais angustiados clamam por seus filhos e obtém respostas porque Deus vê os esforços deles em busca da salvação dos filhos e da sua própria. Lágrimas escorrem todas as noites dos olhos de uma mãe angustiada às 4 e meia da manhã porque seu filho ainda está na rua. Mas eles sempre tem uma resposta quando perseveram, que é a conversão do filho.

Independente de sua religião, você já parou pra pensar que todos que sofrem complexo sempre buscam algo para preencher o vazio? Eu acredito que sim. Mas o que pra você é esse vazio? Você já preencheu o seu? Por todas essas perguntas e pela minha experiência pessoal com o Senhor, e principalmente pela minha idade de 15 anos(adolescência), eu posso afirmar que adolescentes só querem uma coisa nessa fase: amor e atenção dos pais. Quando eles não têm isso e são vazios, buscam esse "amor" que falta em alucinógenos e os mais diversos tipos de coisas imagináveis.

Agora uma pergunta: por que eu e vários jovens nunca passamos por isso e muitos passam todos os dias e, inclusive você é um deles ou o pai ou mãe de algum deles? Porque você está vazio. Vazio no sentido de Deus. Quando o mundo toma posse de nós e não temos controle sobre nós mesmos, nos sentimos vazios e acabamos cometendo atos que nunca iríamos imaginar.

Pare de ler agora e reflita: você já falou com Deus hoje? Você já orou por seus filhos ou até mesmo por você hoje? Quem sabe não é isso que está faltando para o seu filho ou até mesmo você preencher seu vazio: a busca por Deus. Garanto que nunca senti vontade de ser como os outros, porque eu tenho o exemplo em casa e eu posso afirmar que sou "cheia" por dentro, já que conheci o caminho certo desde os meus 8 anos de idade e permaneço firme até hoje e tenho certeza que vou sempre permanecer. Agradeço a Deus todos os dias por isso: por ter salvo a mim e a minha família.

Quem sabe o que falta não é um exemplo da sua parte. Busque por Deus e modifique suas ações. Quando seu filho ver você mudando, ele vai querer saber o que é que você tem que ele precisa ter. Deus está esperando por você. Só basta você buscá-lo.

Na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário