quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Amizades: todas são sinceras?

No mundo em que vivemos, sempre procuramos por alguém para nos fazer companhia; alguém com quem dividir as alegrias, com quem brincar, com quem dividir os segredos. Mas será que quando fazemos essa procura e escolhemos alguém para chamar de "amigo(a)", não estamos nos enganando em relação à essa pessoa?

Muitas vezes quando eu era pequena, por medo de ficar sozinha ou de não ter amigos, eu sempre fazia parte de uma meio de pessoas que eu denominava como minhas "amigas". Eu passava meus dias na escola com elas. Brincava, aguentava broncas, era ignorada e muitas outras coisas. Elas não eram minhas amigas, só uma delas que se preocupava comigo e que eu podia dizer que era minha amiga. Ela sempre me via sendo maltratada e cuidava de mim indo contra as outras. Quando eu chorava, ela se preocupava e nunca, desde essa época, se esqueceu de mim. Ela, que sempre olhou por mim era minha verdadeira amiga e ainda hoje é, pois com ela eu descobri o verdadeiro significado da palavra amizade, que é "companheiro para todas as horas e confidente; aquele que sempre se lembra de você em todas as horas."

Muitas pessoas tem uma visão diferente da amizade que eu tenho: elas pensam que amigos são aqueles para quem fofocar se fulano ou ciclano estava mal ou bem vestido; se fulano era feio o bonito; enfim, para conversar ou sobrfe a vida dos outros ou sobre seus defeitos.

Infelizmente as pessoas que tem mais essa visão que amigo é aquele que acompanha na rodinha de fofocas ou na crítica é a mulher, pois ela tem uma capacidade de comunicação e, como todos sabemos, é ela quem fala mais entre os dois, mas isso não quer dizer que o homeme também não seja assim: exitem homens que podem ser até pior que as mulheres.

Mas existe um tipo de mulher que aprende a respeitar a si e aos outros; um tipo de mulher que sabe que amizade é uma pessoa companheira e fiel uma a outra e não uma parceira de fofoca; uma mulher que aprende a cada dia como edificar seu lar e sabe diferentciar as boas e as más amizades. Essa mulher é a mulher virtuosa, que aprende a cada dia a servir a Deus e edificar sua casa.

Por existirem mulheres assim, muitas vezes essas más amizades são podadas pela raíz, por isso é bom que as mulheres sábias edifiquem a si e as pessoas com quem convivem, a fim de eliminar o joio do seu meio.

Porém, entre a mulher virtuosa e a má companhia existe uma coisa que é usada pelo diabo como arma para tentar derrotar a mulher virtuosa, e essa arma é a amizade: se você te uma amiga não convertida e que tem uma visão mundana, ela fará de tudo para derrubar sua fé e te criticar por sua mudança. Aí que está a armadilha da amizade, pois a mulher que está chegando a Deus vai pensar:"Será que minha amiga não está certa? Quem vê de fora vê melhor e eu não vou desapontá-la pois ela é minha AMIGA."

Devemos vigiar e orar todos os dias, para que o Senhor Jesus nos livre dessas más amizades e que fortaleça cada dia mais a nossa fé, pois aquele que não cuida da sua fé, a enfraquece com o passar do tempo. Por isso, exercite sua fé e saiba escolher bem as suas amizades e tente fazer amigos e amigas da mesma fé que você, pois quando estamos com pessoas da mesma fé, elas tendem a acrescentar mais e mais em nossas vidas.

Na fé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário